Usando um repositório gratuito

Posted by icaro56 |04 Aug 16 | 0 comments

Usando um repositório gratuito

Há alguns repositórios gratuitos pela internet, mas um deles é realmente muito bom por não ter limite de armazenamento. Estou falando do Bitbucket, onde se pode criar repositórios usando Git ou Mercurial para grupos com até 5 desenvolvedores ( Acima disso é pago).

Primeiro é necessário criar um conta no Bitbucket: https://bitbucket.org/account/signup/

Antes de criar um repositório é necessário baixar alguns programas. Eu escolhi usar o Mercurial, logo baixei o programa Tortoise hg. Baixe a versão de acordo com seu sistema operacional e instale: http://tortoisehg.bitbucket.org/download/

Também é necessário baixar um programa chamado PuttyGen para criar as chaves públicas e privadas SSH e passar a pública para o Bitbucket. Baixe e execute o programa.

Clique em Generate para gerar a chave e fique mexendo o mouse dentro da janela para a chave ser gerada pois é usado o movimento do mouse para criar a chave:

Putty gen

Agora salve a chave pública clicando no botão Save public key e salve a chave privada clicando em Save private key ( perguntará se você quer salvar sem senha mesmo, informe sim ou passe uma senha no campo Key passphrare e confirme no campo confirm passphrase).

Selecione a chave gerada como mostrado na figura acima e copie. Vamos informar essa chave para o Bitbucket.

Agora entre no site Bitbucket, e clique no botão criar repositório. Agora preencha os campos de acordo com seu projeto:

Criar repositório

Confirme a criação do repositório clicando em Criar repositório. O próximo passo agora, como estamos começando do zero, basta escolher “Estou começando do zero”. Aparecerá o endereço do repositório criado que precisaremos para cloná-lo.

A linha que devemos copiar é a do comando clone:
hg clone ssh://hg@bitbucket.org/user/teste

mas precisamos apenas do endereço: ssh://hg@bitbucket.org/user/teste

Antes de clonarmos o repositório é necessário informar para Tortoise hg qual é a chave privada que geramos nos passos anteriores. Vá na pasta de instalação do Tortoise hg, geralmente localizada em Arquivos de Programas/TortoiseHg/  e crie um atalho para a área de trabalho do executável Pageant.exe para facilitar no uso do dia a dia. Agora execute o atalho ou diretamente o executável.

O programa é aberto próximo ao relógio, agora basta clicar com o botão direito e clicar em adicionar chave privada e selecionar a chave privada que foi criada nos passos anteriores. Esse passo será feito sempre que quisermos usar o repositório.

É necessário informar para o Tortoise Hg qual o nome de usuário. Clique com o botão direito dentro de qualquer pasta ou na área de trabalho. E clique no Tortoise Hg -> Global Settings.

Na janela que apareceu informe seu nome de usuário do Bitbucket no campo Nome de Usuário.

Agora finalmente podemos clonar a pasta de repositório com o endereço que foi falado nos passos acima:

Crie uma pasta, clique com o botão direito nela ou dentro dela e vá em TortoiseHg->Clone

No campo Origem coloque o endereço do repositório e clique em Clonar:

Clonar

Pronto, o repositório foi clonado e agora é só adicionarmos ou criarmos os arquivos que precisarão do controle de versão.

Adicionando Arquivos e Entendendo o Commit

Diferente do Tortoise SVN, no Tortoise Hg é necessário commitar localmente e depois enviar para o repositório.
Na pasta onde foi criado o repositório, crie um arquivo TXT e escreva algo nele. Agora para adicionar o arquivo ao repositório, é necessário commitar o arquivo localmente e depois enviar para o repositório.
Clique com o botão direito do mouse num espaço vazio dentro da pasta e clique em Hg Commit. Na janela que apareceu, selecione o checkbox do arquivo que queremos adicionar ao repositório e escreva algum comentário no campo ao lado para que possamos commitar, então, clique no botão Commit.
Commitar
Uma caixa de diálogo lhe perguntará se realmente quer adicionar o arquivo. Clique em adicionar. O arquivo foi commitado, porém ainda não está no repositório. Precisamos enviá-lo, então agora precisamos abrir o programa Tortoise Hg Workbench. A forma mais rápida de abri-lo é clicando com o botão direito dentro da pasta e clicar em Hg Workbench.
Para enviar para o repositório, basta clicar no botão: “Enviar revisões para”
enviando
O arquivo agora está no repositório!

Convidando Amigos para o Projeto

Para chamar outras pessoas para o projeto, primeiro elas precisam criar conta Bitbucket, instalar o Tortoise Hg, configurar as chaves como já foi ensinado na primeira parte do Tutorial.
Convide seus amigos apenas enviando o convite através do site Bitbucket. Entre no repositório que será compartilhado e clique no botão enviar convite. Passe o nome de usuário ou o email do convidado e clique em Share. Você pode especificar as permissões para os convidados, geralmente o convidado pode ler e escrever, então selecione as duas opções.
O convidado precisa clonar o repositório como já foi ensinado nesse tutorial. Agora basta usar o repositório e ter o código atualizado e controlado com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*